ABANCA Corporação Bancária teve a sua origem pela caixa econômica Novacaixagalicia, nascida um ano antes da fundação do banco, em um de dezembro de 2010, fruto da fusão das caixas de poupança da Caixa Galicia e Caixanova. Novacaixagalicia, desenvolvendo uma subsidiária detida no momento de sua constituição inteiramente pela caixa. Desse modo, NovaCaixaGalicia ficou sem negócio bancário e a sua subsistência limitada ao para a manutenção da Obra social de um a outro lado dos lucros obtidos pela sua participação na NCG Banco (agora ABANCA Corporação Bancária). Em quatrorze de setembro de 2011, nasceu NCG Banco, S.A., Em sua nova fase, José María Castellano, ficou o presidente-executivo da entidade e César González-Bom Mayer no ceo.
NCG Banco constituiu-se como a primeira associação bancária a usar o galego pra ceder tua escrita fundacional. Em trinta de setembro de 2011, em Bruxelas autorizou a nacionalização do NCG Banco, juntamente com Catalunya Banc e por mais Tempo, Banc. Em concreto, NCG Banco ganhou 2.465 milhões na condição de capital por parte do FROB.
dessa forma, o FROB tomou o controle do 93,16% do NCG Banco. No dia quatrorze de novembro, anunciou que começaria a operar com duas marcas diferenciadas e 2 modelos de negócio especializados: Instrumentos Banco na Galiza, Astúrias, Castela e Leão e o mercado internacional; e NGB o resto de Portugal. O câmbio estratégico incluiu a criação de duas recentes unidades de negócio: uma organização especializada em serviços bancários de atacado; e uma Unidade de Gestão de Ativos Singulares (UGAS), especializada em ativos não estratégicos.
em doze de janeiro de 2012, entraram no capital do banco 17 empresários galegos, por intermédio da compra ao Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB) do 2,59% do capital. Ele estava dividido entre o 90,57% do FROB, o 2,59% dos investidores privados e o 6,84% de Novacaixagalicia. Em 12 de março de 2012, começou a operar fora da Galiza, Astúrias e da província de Leão sob a denominação comercial EVO Banco.
em 27 de dezembro de 2012, o FROB injetou 5.425 milhões de euros de ajudas provenientes do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que tomou o controle de 100% da entidade. Por causa isto, Novacaixagalicia passou a se tornar uma fundação de caráter especial, ao perder tua capital em NCG Banco. Por outro lado, o FROB tornou ações dos 1.162 milhões de euros de participações preferenciais subscritas em dezembro de 2010 em Novacaixagalicia.
em nove de setembro de 2013, foi anunciada a venda de escritórios da marca EVO Banco por divisão do NCG Banco, a entidade norte-americano Apollo Global Management. Dezoito de outubro de 2013, EVO Banco foi cadastrado no Registro Especial de Bancos e Banqueiros do Banco de Portugal. Em 19 de novembro de 2013, o FROB abriu o processo ofertas vinculativas para o leilão de NCG Banco. Os bancos interessados foram o Banco Santander, BBVA, CaixaBank e o venezuelano Banesco, sempre que que, entre os papéis se encontravam Guggenheim, WL Ross, j. c. O Estado (FROB) cobrou 712 milhões por sua participação, fazendo com que as perdas pro contribuinte ascenderam a 8.269 milhões de euros.
- Seis Equipamento de áreas verdes
- 20 de outubro: Vinte anos da estreia do anime One Piece
- quatro Andro Umeda
- “É a criação que abre pontos de venda para os produtos […]”
O Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), por sua vez, ingressou 291 milhões com a venda, com o que o sistema financeiro assumiu um prejuízo de 511 milhões. 28 de fevereiro de 2014, NCG Banco transmitiu todas as ações de EVO Banco ao fundo Apollo, que fechou-se a operação de aquisição de EVO Banco do referido fundo de investimento. Depois da conclusão da venda de EVO Banco, foram abertos escritórios de NCG Banco, em novas cidades espanholas, de imediato com a marca Instrumentos Banco. Em abril de 2014, Banesco divulgou que mataria a marca Instrumentos Banco, uma vez que se materializara a aquisição de NCG Banco e substituindo-a por uma nova.
em vinte de junho de 2014, a Comissão Europeia aprovou a venda de NCG Banco e as modificações propostas em seu plano de reestruturação. Em vinte e cinco de junho de 2014, culminou-se a aquisição e constituiu-se o conselho de administração, o qual aprovou a nomeação do presidente do Banco Etcheverría, Javier Etcheverría, como presidente do NCG Banco. Tal aquisição foi praticada através do Banesco Holding Financeira 2, S. L. U., proprietário da maioria do capital do Banco Etcheverría. Posteriormente, Banesco Holding Financeira 2, S. L. U. ABANCA Holding Financeira, S. L. U. de vinte e sete de junho de 2014, a entidade opera com a marca comercial ABANCA, substituindo a antiga marca Instrumentos Banco.